Search

Você sabia que o guarda-chuva não surgiu por causa da chuva?

O guarda-chuva é um item usado há pelo menos 3.400 anos, e a história deste acessório começou na Mesopotâmia, atual Iraque, onde foi inventado inicialmente como uma forma de se proteger contra o calor intenso causado pelo sol.  

Ao longo dos anos, os guarda-chuvas evoluíram para se tornarem mais leves, resistentes à água e bonitos em suas diversas cores. Atualmente, é possível encontrar modelos modernizados que oferecem conforto adicional enquanto mantêm o design tradicional que tem sido usado por gerações!

Imagem do braç de uma mulher apoiando 4 guarda chuvas fechados, o primeiro é cinza escuro, o segundo na cor verde, o terceiro na cor preta e o quarto na cor bege amarelado. Todos possuem a mesma estapa xadrez. DEntro da imagem o texto: Os guarda-chuvas mais antigos eram artefatos destinados a proteger a cabeça dos reis contra o sol.

Realmente o guarda-chuva é uma invenção muito antiga. Durante muito tempo foi visto como um 𝗼𝗯𝗷𝗲𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝘀𝗶𝗴𝗻𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮𝗱𝗼 𝘀𝗮𝗴𝗿𝗮𝗱𝗼, sendo utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual. É muito como comum encontrarmos representações desse acessório em pinturas antigas criadas por artistas chineses e manifestações culturais, onde sua influência se estende até mesmo na arquitetura.

O guarda-chuva de papel oleado feito em Luzhou tem uma longa história e foi incluído na lista da herança cultural nacional chinesa em 2008

Esse acessório é tão importante na cultura chinesa, que existe até mesmo um museu dedicado ao guarda chuva!

Em 1928, Hans Haupt criou um acessório revolucionário: o guarda-sol de bolso ou sombrinha como ficou conhecida no Brasil. Hans estudava escultura em Viena, enquanto aprimorava um protótipo de guarda-sol dobrável compacto e, em setembro de 1929, obteve uma patente para sua invenção. O guarda-sol foi nomeado de forma cativante como “Namoradeira” e foi produzido por uma empresa austríaca.

Foto de uma sombrinha preta com capa de couro da marca knirps do ano de 1970.
Sombrinha Knirps 1970 fonte: etsy.com

Viram só! O guarda-chuva além de ser considerado uma peça artística incrível, também pode ser usado como acessório na moda, muitas vezes sendo decorado com desenhos coloridos ou imagens divertidas impressas no tecido, para estilizar ainda mais seu look.

Enfim, 𝗚𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮-𝗰𝗵𝘂𝘃𝗮 ou 𝗴𝘂𝗮𝗿𝗱𝗮-𝘀𝗼𝗹 é você que decide como irá usar. Para ficar por dentro das novidades e tendências da moda segue a gente no instagram e para mais conteúdos como esse confira nossas ultimas publicações clicando aqui.

Leia também

Search