Oi gente! Hoje vamos contar um pouco sobre a história dos modelos de Sandália Plataforma. Acompanhe essa viagem no tempo…
As Sandálias Plataformas foram inspiradas nos modelos Chopines, que eram sapatos exclusivos para o uso da nobreza.
Nobreza nas alturas…
Os chopines eram sapatos bastante extravagantes que foram moda entre a nobreza do século XVII: na verdade foram as ancestrais dos nossos queridos sapatos de saltos plataforma, que hoje acrescentam alguns centímetros às mulheres com relativo conforto.
Todavia, os chopines estava longe de serem confortáveis. Eles eram feitos de madeira e forrados com tecidos, como seda e veludo (às vezes, couro), quase sempre abertas nos calcanhares. As damas, porém, exageravam na altura e há exemplares com 50 centímetros, que são exibidos como peças de museu.

Da realeza para os palcos…
Em meados de 1930, 𝗦𝗮𝗹𝘃𝗮𝘁𝗼𝗿𝗲 𝗙𝗲𝗿𝗿𝗮𝗴𝗮𝗺𝗼, famoso designer italiano de sapatos, projetou seus primeiros modelos de plataforma, inspirados nos Chopines, citados acima.
O calçado fez tanto sucesso que Carmen Miranda, conhecida como a pequena notável, por conta de sua estatura de 1,52m, o contrata para criar modelos exclusivos para os seus shows. Nesta época, o sucesso da cantora era enorme e sua coleção de Sandálias Plataforma chegava incríveis 500 pares.

Os modelos voltam a ganhar destaque por volta dos anos 70, com o movimento 👩🏻🎤👨🏻🎤 𝙂𝙡𝙖𝙢 𝙍𝙤𝙘𝙠 e 🪩🕺🏻𝘿𝙞𝙨𝙘𝙤. Os modelos 𝙗𝙧𝙞𝙡𝙝𝙖𝙣𝙩𝙚𝙨 𝙚 𝙘𝙝𝙖𝙢𝙖𝙩𝙞𝙫𝙤𝙨 eram 𝙪𝙨𝙖𝙙𝙤𝙨 𝙥𝙤𝙧 𝙝𝙤𝙢𝙚𝙣𝙨 𝙚 𝙢𝙪𝙡𝙝𝙚𝙧𝙚𝙨.
Agora, do ousado ao mais discreto, os sapatos plataforma voltaram bem mais versáteis, confortáveis e com shapes que agradam a todos os gostos. Do fashion week às celebridades, o modelo é visto desfilando por aí em botas, tamancos, sapatos e sandálias…
Para quem ama um Salto Plataforma, essa é a hora de investir nos modelos.


Agora, conta pra gente no instagram Melissa Barth by Gilda se você já conhecia essa história.
















